Há alguns anos atrás, locação de apartamentos para temporada de férias era muito comum apenas em épocas festivas. Hoje em dia a situação é um pouco mais intensa.
Sites como Airbnb, Alugue Temporada e Zap Imóveis oferecerem apartamentos para serem alugados com todas as acomodações de um hotel, por preços relativamente menores. Isso faz com que a rotatividade de pessoas dentro de um condomínio seja muito alta, colocando em risco a segurança dos moradores.
Para evitar que os residentes fiquem vulneráveis na propriedade, é importante que o síndico do prédio esteja ciente de quais apartamentos estão sendo alugados temporariamente, para que tenha controle da segurança e assim, possa deixar os moradores mais confortáveis em relação aos visitantes.
Mas, os problemas que este tipo de aluguel gera, são maiores do que se imagina. O principal motivo de discordância entre locadores e o restante dos condôminos, é a criação de medidas proibitivas que diferem a locação temporária on-line daquela coletiva, gerando multas e sendo pauta nas reuniões de condomínio.
Alterar a rotina e a segurança do condomínio é perigoso para todos.
Por isso, é necessária uma assembleia para que todos os residentes entrem em acordo sobre o assunto, e então, decidir se a unidade condominial poderá ser usada como hotelaria, favorecendo os moradores que obtém renda através da locação on-line.
Outras medidas que podem ser tomadas por parte dos responsáveis pela segurança do condomínio, são:
- Porteiros não podem aceitar pertences pessoais de visitantes
- Condomínios que usam códigos na entrada não podem fornecê-los aos visitantes, a portaria deve ficar responsável por liberar as entradas
- Deixar a segurança do prédio avisada e passas todos os dados (nome completo, RG, CPF, data de entrada e saída do apartamento) dos visitantes para a portaria.
O Grupo NASCI – Serviços Terceirizados dispõe de uma ampla e completa lista de serviços que garantem a segurança de sua empesa ou condomínio.
Leia mais sobre segurança de condomínios: Condomínios precisam de proteção. Saiba como eliminar as falhas e preservar a segurança dos moradores