Estabeleça medidas gerais de prevenção no ambiente de trabalho. Essas medidas são destinadas a todos os trabalhadores. Listamos abaixo algumas sugestões de prevenção de infecção pela COVID-19:
- Lave as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou use álcool em gel com frequência;
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evite aglomerações;
- Mantenha ambientes bem ventilados;
- Não compartilhe objetos pessoais;
- Prepare o ambiente para estimular a higiene frequente das mãos dos trabalhadores, clientes e visitantes, prioritariamente mediante lavagem com água e sabão;
- Desestimule o uso de adornos (anéis, relógios, pulseiras) nas mãos e braços dentro e fora do trabalho;
- Desestimule o compartilhamento de objetos que são tocados por mão e boca: celular, computador, copo, bebedouro, etc;
- Estimule a higienização frequente de objetos que precisam ser compartilhados no trabalho como ferramentas e equipamentos;
- Reforce a limpeza de locais que ficam mais expostos ao toque das mãos, tipo maçanetas de portas, braços de cadeiras, telefones e bancadas. Lembrando que o vírus pode permanecer dias nas superfícies dos objetos;
- Estimule medidas de etiqueta respiratória como cobrir tosses e espirros com os cotovelos;
- Defina se é possível estabelecer políticas e práticas de flexibilização do local e do horário de trabalho, por exemplo: -Flexibilização de turnos (reduzir uso de transporte coletivo nos horários de pico); – Criação de novos turnos (reduzir contato social na empresa); – Home office em dias alternados por equipes (reduzir contato social na empresa); – Home office integral por período determinado;
- Defina se é possível estabelecer políticas e práticas no trabalho com menor aproximação e contato humano, por exemplo: – Redução de reuniões presenciais e viagens a trabalho; – Estímulo de reuniões virtuais mesmo no ambiente da empresa; – Restrição de acesso ao público externo; – Diferentes turnos de refeição.
- Aumente o rigor na higienização do local de trabalho, com desinfecção de superfícies de equipamentos e mobiliário.
- Defina se é possível para sua empresa fornecer serviço de vacinação contra gripe, para reduzir casos de adoecimentos com mesmos sintomas da Covid-19.
Equipamentos de proteção individual: O uso correto de EPI previne exposição ao risco. São exemplos: luvas, gorros, máscaras, proteção ocular. Nesses casos é preciso prezar pela manutenção, Higienização a cada uso ou descarte, uso correto desses. Importante mencionar que EPI relacionados à COVID não referem-se, na maior parte das vezes, a um risco ocupacional, mas sim a uma situação extraordinária de pandemia.
Perguntas frequentes sobre gestão de risco de transmissão:
O que fazer quando aparece um caso confirmado da COVID-19 na empresa?
A. A pessoa com diagnóstico confirmado de COVID-19 na empresa, quando assintomático deve:
i. Ser imediatamente isolada,
ii. Receber máscara e instruções de uso.
iii. Ser encaminhada para quarentena domiciliar.
iv. Receber orientação sobre quando e como entrar contato com o sistema de saúde.
v. Receber orientação sobre medidas a serem adotadas durante o isolamento domiciliar para prevenção da contaminação a outras pessoas.
vi. Receber orientação sobre medidas a serem tomadas caso precise se deslocar para o posto de saúde.
vii. Ser monitorada de 2 em 2 dias para acompanhar a evolução da doença e a situação das pessoas que moram com ele.
B. A pessoa com diagnóstico confirmado de COVID-19 na empresa, quando apresentar sintomas, deve:
i. Ser imediatamente isolada.
ii. Receber máscara e instruções de uso.
iii. Ser encaminhada para o posto de saúde mais próximo.
iv. Caso o Sistema de saúde o encaminhe para quarentena domiciliar, deve receber todas as orientações destinadas para os casos assintomáticos.
C. Todas as pessoas que tiveram contato prolongado (acima de 15 minutos) e próximo (menos de 2 metros) com a pessoa com COVID-19 confirmado devem:
i. Ser colocados em quarentena de 14 dias.
ii. Receber orientações sobre medidas de desinfecção e isolamento domiciliar.
D. O local de trabalho da pessoa com caso confirmado e das que tiveram contato próximo e prolongado deve ser interditado para desinfecção.
i. É preciso limpar todas as superfícies e equipamentos utilizados pelas pessoas isoladas, pois o vírus pode permanecer durante dias em algumas superfícies.
ii. Para a desinfecção de superfícies, pode-se utilizar preparações à base de etanol (entre 62-71%), 0,5% de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ou 0,1% de hipoclorito de sódio (equivalente a uma colher de sopa de água sanitária/L de água). Outros agentes biocidas, como cloreto de benzalcônio
a 0,05-0,2% ou digluconato de clorexidina a 0,02%, são menos eficazes.
E. Qual a orientação quanto ao uso de transporte coletivo, pois normalmente em horário de pico o transporte público é muito cheio, como fica nestes casos?
O transporte coletivo, por constar na lista de atividades essenciais, continua em funcionamento e é o meio de transporte de muitos desses trabalhadores que não podem parar. As empresas podem optar por algumas das medidas administrativas citadas neste guia, como por exemplo: estabelecer dias de trabalho alternados ou novos turnos fora do horário de pico dos transportes coletivos; incentivar o uso de máscaras caseiras nesses ambientes de aglomeração conforme recomendado pelo Ministério da Saúde e reforçar as medidas de higiene e etiqueta respiratória. No caso do transporte público e da empresa, qual a classificação do risco para os motoristas e os próprios trabalhadores? Existem recomendações e algum protocolo?
O motorista poderia ser classificado como risco médio por se tratar de atendimento ao público externo e local de alta densidade populacional. Medidas de engenharia podem ser adotadas de modo a isolar a cabine do motorista a exemplo do que foi feito em supermercados e por motoristas de taxi em países como EUA e Inglaterra, que também possuem cabine isoladoras, além das medidas administrativas já citadas neste guia.
F. Por que preciso me preocupar? Nas próximas semanas, o número de casos de COVID-19 (doença provocada pelo Coronavírus) deve aumentar e as pacientes que estiverem nessas condições devem seguir rigorosamente as recomendações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
G. Uso das máscaras diminui risco de contágio por coronavírus: O estudo concluiu que “o uso de máscaras de proteção, juntamente com a higiene das mãos são eficientes para retardar a propagação exponencial do coronavírus”. O estudo se baseia nas experiências de sete países no combate ao COVID-19. A Fiocruz recomenda, portanto, que as pessoas façam o uso correto da máscara caseira, não a compartilhando com familiares, não tocando o rosto depois de colocá-la e fazendo a sua limpeza conforme orientação do MS, e reforça a necessidade de manutenção do isolamento social e das medidas de higiene para o combate à Covid-19. “https://portal.fiocruz.br/pergunta/utilizacao-das-mascaras-e-recomendada-para-evitar-o-coronavirus“
Dentre os ramos que podem permanecer abertos/trabalhando estão:
– Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais;
– Segurança: serviços de segurança pública e privada;
– Entre outros.
Externamos aqui todo o nosso respeito, carinho e admiração aos nossos profissionais da terceirização. Pois, mesmo diante da pandemia do Covid-19 nossos funcionários da área da Limpeza, Portaria e Segurança seguem firme na luta e trabalhando, pois os serviços que realizamos são essenciais e não podemos parar.
Estamos enfrentando tempos difíceis, porém unidos iremos vencer. “As severas imposições exigem que as pessoas se repensem e invertam a lógica do *eu versus o todo* para *eu dentro do todo*. É um exercício de pensar mais no coletivo do que no singular. Traz a compreensão de que, ao garantir o coletivo, eu estou protegida (o). (Giuliana Chapin).
Podemos desacelerar as transmissões, prevenir infecções e salvar vidas, mas isso exigirá uma ação pessoal, nacional e internacional sem precedentes. Devemos declarar guerra a esse vírus. Seguir orientações médicas e seguir os passos simples e práticos recomendados pelas autoridades de saúde. Além de ser uma crise de saúde pública, o vírus está infectando a economia global. Estamos todos juntos nesta situação e juntos vamos superá-la. Deus acima de todos – Brasil acima de tudo.