Você sabe o que empresas de transporte e logística têm em comum, além de estarem interligadas, precisando uma da outra para funcionar da melhor maneira? Ambas instituições precisam de serviços de monitoramento e segurança para que seu exercício seja feito com sucesso.
Porém, antes de listar quais são as funções mais importante para o funcionamento das empresas, vamos explicar como funciona a união dos dois lados: Transportadora x Logística.
O transporte é, de longe, uma das – se não a mais – funções mais importantes para as empresas de logística. Por exemplo, as transportadoras representam cerca de 60% dos gastos das despesas de logística, podendo influenciar cerca de duas ou três vezes mais no lucro de uma corporação.
Consegue imaginar se acontece algo errado durante o planejamento e principalmente, a segurança dessas instituições? Todo um trabalho de estratégia vai por água abaixo e isso acaba refletindo no resultado.
Portanto, transportadoras e empresas de logísticas precisam contratar uma empresa de segurança séria e que tenha uma boa reputação, com profissionais de qualidade, treinamento constante e equipamentos de última geração.
Vimos que a segurança é um fator primordial para que a excelência seja alcançada por empresas deste segmento, mas, você sabe quais são os serviços essenciais que irão garantir a integridade das funções para as transportadoras e empresas de logística?
Realmente, existem muitos serviços de segurança que instituições especializadas no assunto oferecem e disponibilizam no mercado. E por isso, é preciso contratar uma autoridade real para não acabar colocando seu negócio em mãos erradas.
Serviços que contribuem para o bom funcionamento da sua transportadora ou empresa de logística:
Portaria
A portaria é onde a segurança começa. Bons profissionais são essenciais para atuar nesta área, pois, é nela que acontece a entrada e saída de mercadorias.
Por isso, antes de contratar uma empresa de segurança que ofereça esse serviço, questione se ela realiza as seguintes atividades com seus funcionários de maneira recorrente:
- Realiza processos seletivos de funcionários e não escolhe qualquer pessoa para atuar na área;
- Fornece um substituto à altura, caso o funcionário principal falte no trabalho;
- Realize treinamentos constantes com os funcionários;
- Esteja em dia com as obrigações trabalhistas.
Caso todas as opções acima sejam cumpridas, a entidade é de confiança.
Controle de acesso
O serviço de controle de acesso está praticamente acoplado com a portaria, porém, possui alguns diferenciais. A área de controle de acesso é responsável por uma forma mais direta e próxima de entrada e saída, seja de pessoas ou mercadorias.
A equipe de controle de acesso é mais rígida, limitando a entrada em áreas dentro da corporação. Esse setor também conta com a tecnologia ao seu favor, que ajuda na comunicação e estratégia de segurança.
Monitoramento e segurança
Sua transportadora ou empresa de logística precisa de monitoramento e segurança para conseguir atuar com prudência, qualidade e garantir a melhor performance para seu cliente.
Por isso, os profissionais que irão fazer o monitoramento e segurança devem estar alinhados com a proposta da empresa e entender como seu trabalho afeta o resultado.
Os especialistas em segurança devem ter os seguintes comportamentos:
- Manter uma comunicação clara entre todos da equipe
- Estar atento a qualquer movimento diferente dentro e fora da companhia
- Ter uma boa concentração, para que o serviço de monitoramento e segurança não seja prejudicado
- Alertar a equipe caso veja algo fora do eixo comum
Uma só empresa é capaz de oferecer serviços de portaria, controle de acesso, monitoramento e segurança. Porém, é importante que a corporação seja de confiança e esteja dentro da lei. Pesquise bem antes de colocar seu negócio nas mãos de alguém.
Quer saber mais sobre segurança? Acesse o Blog do Grupo Nasci e leia informações valiosas sobre como manter a proteção da sua empresa.