A portaria é a primeira etapa de segurança de qualquer local. A permissão de entrada e saída de pessoas deve ser feita por profissionais qualificados e muito bem treinados, para que possíveis erros possam ser evitados, e assim, garantir a proteção do local.
Alguns procedimentos são básicos, tanto para as ações da portaria, quanto para a conduta do profissional. Por isso, contratar uma empresa com diferenciais, como o Grupo Nasci, é importante para que a segurança seja feita de forma personalizada.
É sobre isso que vamos falar agora.
A primeira fase da segurança necessita de atenção em diversas áreas para que não tenham armadilhas nos processos. Por isso, algumas condições que são exclusivas do ser humano, devem ser cumpridas, como:
- Atenção ao abrir garagens;
- Atenção ao abrir o portão principal para visitantes;
- Identificação dos moradores/colaboradores, não apenas com chaves e entradas diferenciadas, mas também, o reconhecimento da aparência de cada um;
- Cuidado redobrado com entregadores, visitantes e profissionais de serviços terceirizados.
Além da cautela natural que o profissional deve ter, outras posturas são indicadas para quem atua na área.
Uma empresa que leva a sério seu trabalho auxilia seus funcionários em seu comportamento. Os colaboradores devem ser orientados a estarem sempre com o uniforme, evitarem gírias, assuntos conflitantes com terceiros (futebol, religião, política), serem pontuais e manterem a boa aparência, como, barba feita para homens, e cabelo preso, para mulheres.
Todos esses procedimentos são ações cautelosas que os profissionais da portaria devem ter e que acabam evitando qualquer tipo de distração, gerando qualidade no serviço oferecido e segurança para o local que está sendo preservado.
Atendimento ao público
O profissional da portaria também deve receber treinamento contínuo da empresa que está oferecendo o serviço de segurança no local, por isso, o Grupo Nasci é a melhor escolha para essa missão. Sua garantia em preparar o colaborador da forma mais adequada no mercado, destaca a competência do trabalho apresentado.
Algumas regras de atendimento são básicas e garantem que o colaborador conheça as pessoas e tenha a postura ideal para atuar na sua empresa.
Hábitos como chamar as pessoas pelo nome e tratar todos com respeito, independentemente da idade ou classe social, estão na base da pirâmide do atendimento.
Outros procedimentos também precisam estar na ponta da língua do profissional da portaria, para que o visitante/morador/colaborador se sinta acolhido no local.
Localização
O profissional precisa conhecer as dependências do local em que está trabalhando, todas as entradas, saídas e alternativas para conseguir realizar as orientações corretas.
Cordialidade
Alguns visitantes gostam de conversar e, por isso, o profissional da portaria deve saber ouvir, sem comentar polêmicas ou distribuir opiniões preconceituosas.
Percepção
Ter a capacidade de interpretar os questionamentos feitos pelos visitantes, e encaminhá-los para o lugar correto.
Métodos primordiais de segurança: do treinamento à execução
O comportamento do profissional de portaria é muito importante para que a segurança seja feita da melhor maneira. Porém, a empresa responsável pelo funcionário deve oferecer atualizações constantes sobre as condições da área.
Uma boa relação do colaborador da portaria com o síndico, é o primeiro passo para evitar qualquer irregularidade e manter a comunicação. Outras questões também entram na lista de funções básicas na área que garantem a proteção e bem-estar de todos.
Outras dicas devem ser passadas aos profissionais pela empresa que está realizando a segurança e o controle da equipe. Lembre-se, a personalização é a chave para o sucesso do serviço.
Controle de veículos
Nome do veículo, morador/colaborador, cor, marca e placa de cada carro devem estar em uma lista específica para o pessoal que cuida da entrada e saída da garagem. A checagem deve ser feita sempre.
Cadastro de visitantes
Quando algum visitante chega, é preciso que o morador seja acionado pelo interfone, mesmo que seja algum convidado que está sempre indo ao local. Realizar um cadastro com nome, documento e horário de entrada são regras que devem ser feitas todas as vezes pelo profissional da portaria.
Entregadores
O correto é que o morador/colaborador vá até a portaria e retire sua encomenda, porém, caso o solicitante não esteja em condições de retirar seu pedido, duas opções são dadas as circunstancias: a primeira é o entregador realizar o cadastro de visitante e ir até o andar convocado e, a segunda, é o próprio porteiro receber a encomenda.
Porém, se esta opção for a escolhida, o profissional não pode abandonar seu posto de maneira nenhuma.
Livro de ocorrências
Para evitar transtornos e confusões, o livro de ocorrências é fundamental para manter a ordem da portaria. O profissional deve registrar tudo neste livro após o fim do seu expediente, para que o próximo porteiro esteja ciente dos acontecimentos durante o período.
A portaria é onde começa o trabalho de uma equipe de segurança. Cumprir os procedimentos básicos, garante que o patrimônio esteja seguro, junto com seus moradores ou colaboradores. Contrate uma empresa que fará um serviço diferenciado para você.